segunda-feira, 13 de abril de 2009

OS DENTES E A RELAÇÃO COM O AMADURECIMENTO DO INDIVÍDUO


Os primeiros dentes de leite a emergirem, normalmente, são os incisivos centrais por volta dos 6 meses de vida. Eles nascem no momento em que a criança começa a se reconhecer como indivíduo, a conseguir criar um diferencial com sua presença, suas primeiras expressões no meio, procurando chamar a atenção para si. A criança começa a andar quando os dentes centrais superiores tocarem nos inferiores, permitindo maior equilíbrio no corpo. A troca destes dentes pelos definitivos, ocorre quando a criança começa a se expressar a nível de conhecimento, quando ela começa a ler e escrever, aproximadamente dos 5 aos 6 anos. Uma má formação nestes dentes provocará dificuldade de afirmação pessoal, liderança e auto-estima.

A seguir o nascimento dos incisivos laterais marcará o relacionamento do indivíduo com as pessoas de seu meio, sua capacidade de obter informações através dos órgãos dos sentidos: visão, olfato, paladar, audição e tato. Estas informações serão absorvidas e decodificadas através da personalidade, e seu retorno se dará através da comunicação e expressão, como resposta a influência do meio. Surge por volta dos 6 a 8 meses e sua troca ocorre no momento em que a criança amplia suas relações com o vizinhos, primos e amigos da escola, geralmente dos 6 a 7 anos. Uma má formação nestes dentes provocará dificuldades nos relacionamentos e na expressão de suas idéias.

Com o nascimento dos primeiros molares decíduos, que darão lugar aos primeiros pré-molares, a criança desenvolve o sistema excretório: glândulas sudoríparas, rins, bexigas e intestinos. Neste momento a criança desenvolve sua crítica aos alimentos , o que gosta ou não. Surgem com 1 ano e sua troca pelo definitivo aos 10 anos, quando a criança começara a evitar passeios, amigos, alimentos e ambientes que não lhe satisfaçam. Uma má formação nestes dentes implicará em uma convivência forçada com coisas que não lhe dão prazer.

Os caninos seguem esta ordem, por volta de 1 ano e 6 meses, com o desenvolvimento do sistema circulatório, sua capacidade de atacar e de se defender. Conhecidos como os dentes da paixão, eles mostram sua sexualidade e seus instintos animais. Sua troca ocorre quando desperta no indivíduo as sensações da libido, pois até então, o sexo só era alvo de sua curiosidade infantil, passando agora a ser percebido de forma interna. Geralmente sua troca se dá dos 11 aos 13 anos. Uma má formação nestes dentes mostrará a dificuldade de lidar com suas paixões, sua agressividade e sua libido.

segundos molares decíduos, que darão lugar aos segundos pré-molares, nascem em seguida preparando a criança para separar crenças e idéias que não combinam com sua natureza. É o momento do amadurecimento do sistema respiratório por volta dos 2 anos. Sua troca ocorre dos 10 aos 12 anos, no momento em que começará a definir o que acredita ou não. Neste momento inicia a crítica as opiniões dos pais, devido aos contatos desenvolvidos com outras pessoas, como: professores, parentes distantes, pais de amigos e etc.. Uma má formação nestes dentes produzirá uma pessoa que não se fundamenta em idéias claras, devido a absorver idéias incompatíveis com as que percebe serem adequadas a sua natureza.

Normalmente, os primeiros dentes definitivos a surgirem na arcada da criança são os primeiros molares permanentes, chamados dentes da vida, devido a sua ligação com o sistema digestivo. Sua avaliação permitirá analisar como o indivíduo digere os conceitos a nível de idéias e crenças, bem como o próprio funcionamento da digestão dos alimentos. Seu surgimento ocorre por volta dos 6 a 7 anos, quando a criança começa a definir seus padrões de crenças e interesses pessoais, a se relacionar com o dinheiro e sua influência na conquista dos prazeres. O conflito gerado com a construção de suas próprias concepções em relação aos valores impostos pelos pais, poderão gerar disfunções nestes dentes. Se os seus valores forem construídos sobre tensão, produzirá um adulto com dificuldade de lidar com o patrimônio material, suas relações com o dinheiro e seus desejos. Portanto este dente é importante na realização financeira do indivíduo e como ele vive sua condição material. Qualquer objeto que a criança queira guardar para si, como as conchinhas recolhidas na praia, deverão ser respeitadas, e a própria criança é quem deverá decidir quando jogá-las fora, sendo que os pais poderão em um momento de limpeza da casa, perguntar se ela vai querer guardá-las ainda mais e até estimulá-la a se desfazer de coisas que só estão ocupando lugar. Os pais que interferem nos pequenos valores de uma criança, produzirão um adulto inseguro quanto suas conquistas, com medo de perdê-las rapidamente.

Com o desenvolvimento hormonal, nascem os segundos molares permanentes, que preparam o indivíduo para a reprodução, as conquistas dos seus desejos, paralelamente aos valores morais estabelecidos. Seu nascimento se dá por volta dos 12 anos, quando a menina está próxima de sua menarca (primeira mestruação) e o menino de sua semenarca (primeira ejaculação que é espontânea). A má formação destes dentes provocará distúrbios no aparelho reprodutor, bem como a assimilação da conquista de seus desejos, ou seja, a dificuldade de ter prazer com as coisas desejadas e conquistadas, podendo atrair para si situações negativas para que suas realizações se tornem aborrecimentos.

Por fim nascem os terceiros molares, também conhecidos como sisos, os dentes do juízo. Seu nascimento se dá por volta do 18 a 21 anos, mas podem aguardar até mais que 40 anos se o indivíduo não desejar o amadurecimento permanecendo uma eterna criança. Erroneamente estes dentes estão sendo tratados como inúteis, mas são os dentes da propriocepção, ou seja, a capacidade do indivíduo de se sentir capaz de conquistar o seu espaço no mundo, construindo de forma madura uma estrutura de vida capaz de sentir-se senhor de si mesmo. São chamados dentes do complemento da personalidade, permitindo que cada uma das funções dos dentes referidos acima, cheguem ao amadurecimento final. Nas últimas décadas, a influência dos pais na vida econômica e familiar do filhos, têm provocado dificuldades do estabelecimento de uma vida adulta e própria. Portanto, uma cultura social de extração destes dentes, ocorre no momento em que é crescente o número de adultos, que se tornam incapazes de construir sua independência. Uma má formação nestes dentes produzirá um indivíduo inseguro, buscando compensações extremas para a insatisfação consigo mesmo. Excessos de: auto-afirmação, verbalização, sexo, crítica, estudo, trabalho, alimentação, agressividade, etc.

3 comentários:

  1. A parte dos dentes do siso é no mínimo assustadora........... =/

    ResponderEliminar
  2. Amigos extrai hj um dente q segundo a dentista seria de n número 46, ele estava todo esfarelando a medida q ela ia puxando , depois de 1 hora de boca aberta ela disse q saiu, mas so vi uma raiz.Gostaria de saber se esses dentes so possuem uma raiz mesmo .Segundo ela,a outra possivel raiz saiu se esfarelando .Não corro o risco de estar com uma raiz dentro do meu dente??

    ResponderEliminar
  3. tenho os dentes do siso incluso,o dentista nao coneguiu retira-lo,pois achou mto arriscado.
    tenho disfunçao olfativa q altera o paladar;gostaria de saber se tem alguma relaçao com o dente siso.
    claudiane 25 anos

    ResponderEliminar